O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto Mestres da Educação
intitulado: Desvendando o Potencial Turístico na Cidade de Rio Tinto-PB Através da
Modelagem Matemática. O objetivo geral do projeto foi estimar o valor de um roteiro turístico em
Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto – PB?
Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral
Professor Luiz Gonzaga Burity – escola localizada na cidade de Rio Tinto – PB. Seu período de
execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do
ano de 2017. A metodologia empregada seguiu as seguintes etapas da modelagem matemática:
(i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático. Na fase da interação discutimos
alguns vídeos educativos e adotamos a prática de seminários envolvendo temas relacionados ao
turismo no Brasil e ao turismo local. Na fase da Matematização formulamos o problema de
modelagem e mobilizamos alguns conteúdos matemáticos para a elaboração e análise de modelos
matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos construídos e emitimos
as respostas para nosso problema de modelagem. Ademais, realizamos algumas atividades
complementares como a resolução de problemas e a escrita de uma redação oficial envolvendo o
tema do projeto. Os resultados revelaram aprendizagens matemáticas, sociais, de linguagens e de
design gráfico no tocante ao turismo nacional e regional, constatando o papel social da matemática
no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho.