DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO
TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46948 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 2184 "titulo" => """ DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO \r\n TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA """ "resumo" => """ O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto Mestres da Educação \r\n intitulado: Desvendando o Potencial Turístico na Cidade de Rio Tinto-PB Através da \r\n Modelagem Matemática. O objetivo geral do projeto foi estimar o valor de um roteiro turístico em \r\n Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto – PB?\r\n Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral \r\n Professor Luiz Gonzaga Burity – escola localizada na cidade de Rio Tinto – PB. Seu período de \r\n execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do \r\n ano de 2017. A metodologia empregada seguiu as seguintes etapas da modelagem matemática: \r\n (i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático. Na fase da interação discutimos \r\n alguns vídeos educativos e adotamos a prática de seminários envolvendo temas relacionados ao \r\n turismo no Brasil e ao turismo local. Na fase da Matematização formulamos o problema de \r\n modelagem e mobilizamos alguns conteúdos matemáticos para a elaboração e análise de modelos \r\n matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos construídos e emitimos \r\n as respostas para nosso problema de modelagem. Ademais, realizamos algumas atividades \r\n complementares como a resolução de problemas e a escrita de uma redação oficial envolvendo o \r\n tema do projeto. Os resultados revelaram aprendizagens matemáticas, sociais, de linguagens e de \r\n design gráfico no tocante ao turismo nacional e regional, constatando o papel social da matemática \r\n no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, TURISMO LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2184_17092018190813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "c.alex15@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46948 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 2184 "titulo" => """ DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO \r\n TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA """ "resumo" => """ O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto Mestres da Educação \r\n intitulado: Desvendando o Potencial Turístico na Cidade de Rio Tinto-PB Através da \r\n Modelagem Matemática. O objetivo geral do projeto foi estimar o valor de um roteiro turístico em \r\n Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto – PB?\r\n Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral \r\n Professor Luiz Gonzaga Burity – escola localizada na cidade de Rio Tinto – PB. Seu período de \r\n execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do \r\n ano de 2017. A metodologia empregada seguiu as seguintes etapas da modelagem matemática: \r\n (i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático. Na fase da interação discutimos \r\n alguns vídeos educativos e adotamos a prática de seminários envolvendo temas relacionados ao \r\n turismo no Brasil e ao turismo local. Na fase da Matematização formulamos o problema de \r\n modelagem e mobilizamos alguns conteúdos matemáticos para a elaboração e análise de modelos \r\n matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos construídos e emitimos \r\n as respostas para nosso problema de modelagem. Ademais, realizamos algumas atividades \r\n complementares como a resolução de problemas e a escrita de uma redação oficial envolvendo o \r\n tema do projeto. Os resultados revelaram aprendizagens matemáticas, sociais, de linguagens e de \r\n design gráfico no tocante ao turismo nacional e regional, constatando o papel social da matemática \r\n no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, TURISMO LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2184_17092018190813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "c.alex15@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }