Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, TURISMO LOCAL Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46948
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4177
    "inscrito_id" => 2184
    "titulo" => """
      DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO \r\n
      TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O  presente  artigo  apresenta  resultados  referentes  ao  projeto  Mestres  da  Educação \r\n
      intitulado:  Desvendando  o  Potencial  Turístico  na  Cidade  de  Rio  Tinto-PB  Através  da \r\n
      Modelagem Matemática.  O objetivo geral do projeto foi  estimar o valor de um roteiro turístico em \r\n
      Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto  – PB?\r\n
      Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral \r\n
      Professor  Luiz  Gonzaga  Burity  –  escola  localizada  na  cidade  de  Rio  Tinto  –  PB.  Seu  período  de \r\n
      execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do \r\n
      ano de 2017.  A  metodologia empregada  seguiu as  seguintes  etapas da modelagem matemática: \r\n
      (i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático.  Na fase da interação discutimos \r\n
      alguns  vídeos  educativos  e  adotamos  a  prática  de  seminários  envolvendo  temas  relacionados  ao \r\n
      turismo  no  Brasil  e  ao  turismo  local.  Na  fase  da  Matematização  formulamos  o  problema  de \r\n
      modelagem  e  mobilizamos  alguns  conteúdos  matemáticos  para  a  elaboração  e  análise  de  modelos \r\n
      matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos  construídos e emitimos \r\n
      as  respostas  para  nosso  problema  de  modelagem.  Ademais,  realizamos  algumas  atividades \r\n
      complementares  como  a  resolução  de  problemas  e  a  escrita  de  uma  redação  oficial  envolvendo  o \r\n
      tema  do  projeto.  Os  resultados  revelaram  aprendizagens  matemáticas,  sociais,  de  linguagens  e  de \r\n
      design gráfico  no tocante ao  turismo nacional e regional,  constatando o papel social da matemática \r\n
      no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, TURISMO LOCAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2184_17092018190813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "c.alex15@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46948
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4177
    "inscrito_id" => 2184
    "titulo" => """
      DESVENDANDO O POTENCIAL TURÍSTICO NA CIDADE DE RIO \r\n
      TINTO-PB ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O  presente  artigo  apresenta  resultados  referentes  ao  projeto  Mestres  da  Educação \r\n
      intitulado:  Desvendando  o  Potencial  Turístico  na  Cidade  de  Rio  Tinto-PB  Através  da \r\n
      Modelagem Matemática.  O objetivo geral do projeto foi  estimar o valor de um roteiro turístico em \r\n
      Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto  – PB?\r\n
      Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral \r\n
      Professor  Luiz  Gonzaga  Burity  –  escola  localizada  na  cidade  de  Rio  Tinto  –  PB.  Seu  período  de \r\n
      execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do \r\n
      ano de 2017.  A  metodologia empregada  seguiu as  seguintes  etapas da modelagem matemática: \r\n
      (i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático.  Na fase da interação discutimos \r\n
      alguns  vídeos  educativos  e  adotamos  a  prática  de  seminários  envolvendo  temas  relacionados  ao \r\n
      turismo  no  Brasil  e  ao  turismo  local.  Na  fase  da  Matematização  formulamos  o  problema  de \r\n
      modelagem  e  mobilizamos  alguns  conteúdos  matemáticos  para  a  elaboração  e  análise  de  modelos \r\n
      matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos  construídos e emitimos \r\n
      as  respostas  para  nosso  problema  de  modelagem.  Ademais,  realizamos  algumas  atividades \r\n
      complementares  como  a  resolução  de  problemas  e  a  escrita  de  uma  redação  oficial  envolvendo  o \r\n
      tema  do  projeto.  Os  resultados  revelaram  aprendizagens  matemáticas,  sociais,  de  linguagens  e  de \r\n
      design gráfico  no tocante ao  turismo nacional e regional,  constatando o papel social da matemática \r\n
      no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, TURISMO LOCAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2184_17092018190813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "c.alex15@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto Mestres da Educação intitulado: Desvendando o Potencial Turístico na Cidade de Rio Tinto-PB Através da Modelagem Matemática. O objetivo geral do projeto foi estimar o valor de um roteiro turístico em Rio Tinto-PB a partir do seguinte problema de modelagem: quanto custa turistar em Rio Tinto – PB? Tal projeto foi desenvolvido na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Professor Luiz Gonzaga Burity – escola localizada na cidade de Rio Tinto – PB. Seu período de execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do ano de 2017. A metodologia empregada seguiu as seguintes etapas da modelagem matemática: (i) Interação; (ii) Matematização e (iii) Modelo Matemático. Na fase da interação discutimos alguns vídeos educativos e adotamos a prática de seminários envolvendo temas relacionados ao turismo no Brasil e ao turismo local. Na fase da Matematização formulamos o problema de modelagem e mobilizamos alguns conteúdos matemáticos para a elaboração e análise de modelos matemáticos. Por fim, na fase do modelo matemático validamos os modelos construídos e emitimos as respostas para nosso problema de modelagem. Ademais, realizamos algumas atividades complementares como a resolução de problemas e a escrita de uma redação oficial envolvendo o tema do projeto. Os resultados revelaram aprendizagens matemáticas, sociais, de linguagens e de design gráfico no tocante ao turismo nacional e regional, constatando o papel social da matemática no ambiente escolar e a sua importância nos debates sociais e no mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.