A presente pesquisa teve como foco principal analisar os impactos da utilização de materiais didáticos no ensino básico da Matemática com pessoas idosas no processo de letramento. A metodologia da pesquisa foi uma pesquisa-ação, sendo realizada em três etapas: diagnóstica, período de intervenção e verificação final. O sujeito da pesquisa foi um idoso de 92 anos de idade. Iniciamos aplicando uma atividade diagnóstica, envolvendo o material dourado com a intensão de identificar os saberes preexistentes do participante referente aos conhecimentos da matemática. Após a execução e análise deste recurso didático foi possível planejar uma continuidade de atividades no período da intervenção que iniciou no mês de janeiro de 2018 finalizando em maio deste ano. No fim deste período aplicamos uma atividade de verificação final dos conhecimentos assimilados do participante. Como resultado constatou-se que a utilização de atividades com o uso de materiais concretos favoreceu a assimilação de novos conhecimentos, envolvendo conceitos de numeralização, consequentemente, ativando a memória e o pensamento lógico-abstrato no participante. Concluímos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida e que este oportuniza a assimilação de conhecimentos do sujeito, independentemente da idade que possua. Sendo assim, de forma singular, consideramos que os conhecimentos matemáticos podem favorecer o desenvolvimento da cognição dos que estão na terceira idade, quando estes forem direcionados a este fim.