O ensino do Sistema Respiratório apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois existem vários órgãos relacionados a este sistema, cada qual com sua função e forma específica, sendo assim de difícil assimilação. Além disso, apesar dos discentes demostrarem conhecimentos sobre essa área, estes se afastam dos saberes científicos aceitos sobre o assunto. Dessa forma, é necessário que o professor utilize metodologias que se aproximem da realidade dos alunos. Uma dessas metodologias é o uso de dinâmicas em sala de aula, visto que, elas incentivam o trabalho em grupo, criando um contexto diferencial que permite a integração e a interação dos alunos, de maneira que os mesmos atuem de forma lúdica, junto ao professor. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência que utilizou como base o desenvolvimento de uma dinâmica. Esta atividade foi aplicada durante o PRP – Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No início da aula, foi estimulado o conhecimento prévio dos alunos, para que ocorresse a formação de um saber científico. Logo após os alunos foram retirados de sala de aula, para realizar uma dinâmica no pátio da escola. A dinâmica, fez com que os alunos ficassem entusiasmados e se sentisse mais à vontade para o momento de debate, na segunda etapa da aula. Conclui-se, portanto, que a utilização de dinâmicas no ensino do Sistema Respiratório, promove um processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo.