Os insetos são animais invertebrados diversos em cores e morfologia, compondo um grupo dominante no planeta Terra. Caracterizam-se pela presença de um exoesqueleto quitinoso, três pares de apêndices locomotores, asas e antenas. Em contrapartida, muitas pessoas percebem e associam a palavra “inseto” a um contexto de nocividade. A partir de um viés cultural são vistos como “ameaçadores” ou “maléficos”, ideias trazidas pela mídia, a qual ensina que esses animais causam doenças, são pragas e que são sinônimo de perigo. Diante disso, este trabalho tem por objetivo compreender como os alunos caracterizam os insetos a partir de suas percepções, bem como desconstruir através de uma intervenção pedagógica nos conceitos errôneos que eles apresentam sobre esses animais. Ressaltamos que é importante que os docentes trabalhem a percepção associada às práticas no ensino dos insetos, para que possam identificar as ideias erradas e desconstruí-las. Ainda vale salientar que agregar o uso de imagens na sequência didática é uma estratégia eficaz na concretização ou contestação do pensamento imagético pré-estabelecido pelos alunos.