ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO FÔNICO E O MÉTODO CONSTRUTIVISTA
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Procura-se verificar como acontece o processo de alfabetização na criança no que diz respeito ao método fônico e segundo Ferreiro (2001), que como pesquisadora realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta aqui não é induzir ninguém na escolha do melhor método de alfabetização, tendo em vista, que isso já é uma discussão antiga e constitui uma das maiores disputas no campo da pedagogia e da educação. Mas defender a ideia de que o professor deve usar aquele que funciona, adaptar o que pode acrescentar em seu trabalho e sempre aperfeiçoar aquilo que os alunos compreendem. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos pela abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, por meio de leituras e análises em livros de teóricos renomados na área, tais como: Ferreiro (2001), Soares (2004) e Grossi (2002). Conclui-se que, para que haja uma alfabetização eficaz, o professor alfabetizador precisa ter o conhecimento de todos os métodos e não se sentir aprisionado a apenas um. Primeiro, para separar o que está ultrapassado do que realmente funciona. Segundo, para escolher as práticas mais eficientes para cada aluno e para cada ocasião." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. 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