Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções.