Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ADOLESCENCIA, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESCOLA Pôster (PO) GT 18. Educação Emocional
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46236
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 9164
    "titulo" => "ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS"
    "resumo" => "Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes  em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCENCIA, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID9164_10092018153536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMEIRE APARECIDA NETO DIAS VILLELA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE"
    "autor_email" => "villelarosimeire@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46236
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 9164
    "titulo" => "ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS"
    "resumo" => "Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes  em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCENCIA, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID9164_10092018153536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMEIRE APARECIDA NETO DIAS VILLELA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE"
    "autor_email" => "villelarosimeire@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.