Com o passar dos anos, a tecnologia tornou-se indispensável na vida de todas as pessoas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O computador, por exemplo, é utilizado em todas as áreas e a educação não seria diferente. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos estudantes no que diz respeito a aprendizagem da matemática, seria muito interessante torná-la divertida e prazerosa através do apoio de ferramentas metodológicas que a transformasse em algo cotidiano e não uma obrigação. Pensando nisso, surgiu para nós a necessidade de desenvolver um trabalho que respondesse a problemática: de que forma a informática pode contribuir para a aprendizagem da matemática? Diante disso objetivamos analisar como a informática pode contribuir para o ensino da informática – ao tornar a matéria mais interativa e prazerosa para os estudantes. Visando alcançar esse objetivo geral delimitamos nosso trabalho nas seguintes etapas específicas de análise: primeiramente, estudamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do meio acadêmico para inserir a informática como suporte metodológico aos seus conteúdos, após isso entendemos de que forma a informática pode contribuir para o ensino e aprendizagem da matemática. E por fim, exemplificamos softwares a serem utilizados pelos professores como metodologia auxiliar em suas aulas. A informática vem contribuindo significativamente no que diz respeito a educação, e ainda são muitas as dificuldades encontradas pelos profissionais da área para utilizá-la como ferramenta didática, porém quando essas dificuldades são superadas propiciam aos estudantes a expansão de seus horizontes e a vivencia prática de tudo aquilo que aprendem nas aulas de matemática.