A dislexia é um dos problemas que provocam dificuldades no aprendizado de quem a possui,
podendo ser um dos fatores responsáveis por parte do fracasso escolar de vários estudantes. Por se
configurar como um transtorno na leitura, a dislexia atinge a linguística que dificulta a aprendizagem
de leitura, escrita, soletração e decodificação de palavras. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as
características da dislexia em crianças e estudar sobre seu processo de aprendizagem, como também
ressaltar as formas de identificação e melhoramento dos portadores deste déficit. É um estudo
bibliográfico de cunho qualitativo tendo como base livros, artigos, revistas e sites educativos, Ele
aborda as principais características da dislexia e como ela pode dificultar o aprendizado de um
individuo. Compreende-se que o ato de aprender a ler e escrever devem ser avaliados por diferentes
ângulos, encarando-se métodos e propostas de ensino num sentido multissensorial, recorrendo a
diversos métodos, variações a serem, mesmo, inventadas, se preciso, para alcançar o êxito do aluno
disléxico, que é único, dentro de sua dificuldade. Por fim, compreendemos que A dislexia é um dos
problemas que o educador enfrenta diariamente, e pode ser considerado um desafio, pois suas
características são facilmente confundidas com falta de interesse e desmotivação de seus portadores.
Desta forma faz-se importante chamara atenção de pais e professores sobre as características que
podem apresentar um portador de dislexia. Tendo em vista que este déficit traz consigo problemas
cognitivos, psicológicos e sociais.