Este artigo dedica-se a analisar se o conteúdo produzido na página do Facebook “Artes Depressão”
pode ser utilizado como método de ensino. O conteúdo é caracterizado por uma linguagem memética
típica das redes sociais digitais. A página traz de forma democrática, por utilizar de uma linguagem de
fácil compreensão, conceitos e características de variados estilos e movimentos artísticos, como:
impressionismo, art noveau, realismo, arte barroca, cubismo, dadaísmo, modernismo, etc. O artigo
utilizará autores que discorrem sobre NTDICs (Novas Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação), bem como autores da área da Educomunicação e sobre linguagem memética para
fundamentação teórica. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a netnográfia, pois,
busca analisar os memes criados e utilizados em uma comunidade virtual de uma rede social digital e
seu uso para a práxis didática. Conclui-se que a utilização dos memes, por tratar-se de uma linguagem
inovadora, criativa e atrativa refere-se a uma ferramenta potencializadora do ensino, possibilitando
inúmeras utilizações didáticas. Contudo, é importante frisar que só o meme não proporciona um
ensino e aprendizado, é necessário o educomunicador a sua intervenção pedagógica para a
contextualização do tema referido.