Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA LINGUAGEM MEMÉTICA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MEMES DA PÁGINA DO FACEBOOK “ARTES DEPRESSÃO”

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, ARTES, NTDICS, MEMES, MEMES Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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      pode ser utilizado como método de ensino. O conteúdo é caracterizado por uma linguagem memética\r\n
      típica das redes sociais digitais. A página traz de forma democrática, por utilizar de uma linguagem de\r\n
      fácil compreensão, conceitos e características de variados estilos e movimentos artísticos, como:\r\n
      impressionismo, art noveau, realismo, arte barroca, cubismo, dadaísmo, modernismo, etc. O artigo\r\n
      utilizará autores que discorrem sobre NTDICs (Novas Tecnologias Digitais da Informação e\r\n
      Comunicação), bem como autores da área da Educomunicação e sobre linguagem memética para\r\n
      fundamentação teórica. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a netnográfia, pois,\r\n
      busca analisar os memes criados e utilizados em uma comunidade virtual de uma rede social digital e\r\n
      seu uso para a práxis didática. Conclui-se que a utilização dos memes, por tratar-se de uma linguagem\r\n
      inovadora, criativa e atrativa refere-se a uma ferramenta potencializadora do ensino, possibilitando\r\n
      inúmeras utilizações didáticas. Contudo, é importante frisar que só o meme não proporciona um\r\n
      ensino e aprendizado, é necessário o educomunicador a sua intervenção pedagógica para a\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo dedica-se a analisar se o conteúdo produzido na página do Facebook “Artes Depressão” pode ser utilizado como método de ensino. O conteúdo é caracterizado por uma linguagem memética típica das redes sociais digitais. A página traz de forma democrática, por utilizar de uma linguagem de fácil compreensão, conceitos e características de variados estilos e movimentos artísticos, como: impressionismo, art noveau, realismo, arte barroca, cubismo, dadaísmo, modernismo, etc. O artigo utilizará autores que discorrem sobre NTDICs (Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), bem como autores da área da Educomunicação e sobre linguagem memética para fundamentação teórica. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a netnográfia, pois, busca analisar os memes criados e utilizados em uma comunidade virtual de uma rede social digital e seu uso para a práxis didática. Conclui-se que a utilização dos memes, por tratar-se de uma linguagem inovadora, criativa e atrativa refere-se a uma ferramenta potencializadora do ensino, possibilitando inúmeras utilizações didáticas. Contudo, é importante frisar que só o meme não proporciona um ensino e aprendizado, é necessário o educomunicador a sua intervenção pedagógica para a contextualização do tema referido.

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