A Química, assim como as outras áreas das ciências (física e biologia), necessita oferecer condições para que os alunos além de entender os seus conceitos teóricos também os relacione com o seu cotidiano. Refletindo sobre essa problemática e a dificuldade em fazer uso da experimentação nas aulas de química, busca-se com essa pesquisa, oferecer reflexões sobre o uso de laboratórios alternativos para o ensino de química. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os diferentes ambientes do espaço escolar podem se transformar em laboratórios alternativos para ensinar conteúdos de química. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral analisar a cozinha da escola como um laboratório alternativo para ensinar conteúdos de Química para turmas do ensino médio e como objetivos específicos avaliar os conteúdos que serão abordados no espaço da cozinha; conhecer a percepção do professor de química em relação ao uso de ambientes alternativos para o ensino de química e avaliar a percepção do aluno acerca do uso da cozinha como um espaço para aprender conteúdos de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os instrumentos adotados serão: entrevista semiestruturada com o professor da disciplina de química como também com alunos participantes, será realizada uma aula expositiva dialogada em sala e posteriormente no espaço ao qual servirá como laboratório alternativo. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a formação docente, a partir da reflexão e estudo de novas possibilidades e estratégias alternativas em sala de aula, assim como também contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.