Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA COZINHA COMO LABORATÓRIO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, LABORATÓRIO ALTERNATIVO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48320
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1309
    "inscrito_id" => 8498
    "titulo" => "O USO DA COZINHA COMO LABORATÓRIO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A Química, assim como as outras áreas das ciências (física e biologia), necessita oferecer condições para que os alunos além de entender os seus conceitos teóricos também os relacione com o seu cotidiano. Refletindo sobre essa problemática e a dificuldade em fazer uso da experimentação nas aulas de química, busca-se com essa pesquisa, oferecer reflexões sobre o uso de laboratórios alternativos para o ensino de química. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os diferentes ambientes do espaço escolar podem se transformar em laboratórios alternativos para ensinar conteúdos de química. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral analisar a cozinha da escola como um laboratório alternativo para ensinar conteúdos de Química para turmas do ensino médio e como objetivos específicos avaliar os conteúdos que serão abordados no espaço da cozinha; conhecer a percepção do professor de química em relação ao uso de ambientes alternativos para o ensino de química e avaliar a percepção do aluno acerca do uso da cozinha como um espaço para aprender conteúdos de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os instrumentos adotados serão: entrevista semiestruturada com o professor da disciplina de química como também com alunos participantes, será realizada uma aula expositiva dialogada em sala e posteriormente no espaço ao qual servirá como laboratório alternativo. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a formação docente, a partir da reflexão e estudo de novas possibilidades e estratégias alternativas em sala de aula, assim como também contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, LABORATÓRIO ALTERNATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8498_04092018122534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAVINIA KELLY DE SA LEITAO VARELA"
    "autor_nome_curto" => "LAVINIA SÁ LEITÃO"
    "autor_email" => "laviniasaleitao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48320
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1309
    "inscrito_id" => 8498
    "titulo" => "O USO DA COZINHA COMO LABORATÓRIO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A Química, assim como as outras áreas das ciências (física e biologia), necessita oferecer condições para que os alunos além de entender os seus conceitos teóricos também os relacione com o seu cotidiano. Refletindo sobre essa problemática e a dificuldade em fazer uso da experimentação nas aulas de química, busca-se com essa pesquisa, oferecer reflexões sobre o uso de laboratórios alternativos para o ensino de química. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os diferentes ambientes do espaço escolar podem se transformar em laboratórios alternativos para ensinar conteúdos de química. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral analisar a cozinha da escola como um laboratório alternativo para ensinar conteúdos de Química para turmas do ensino médio e como objetivos específicos avaliar os conteúdos que serão abordados no espaço da cozinha; conhecer a percepção do professor de química em relação ao uso de ambientes alternativos para o ensino de química e avaliar a percepção do aluno acerca do uso da cozinha como um espaço para aprender conteúdos de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os instrumentos adotados serão: entrevista semiestruturada com o professor da disciplina de química como também com alunos participantes, será realizada uma aula expositiva dialogada em sala e posteriormente no espaço ao qual servirá como laboratório alternativo. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a formação docente, a partir da reflexão e estudo de novas possibilidades e estratégias alternativas em sala de aula, assim como também contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, LABORATÓRIO ALTERNATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8498_04092018122534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAVINIA KELLY DE SA LEITAO VARELA"
    "autor_nome_curto" => "LAVINIA SÁ LEITÃO"
    "autor_email" => "laviniasaleitao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Química, assim como as outras áreas das ciências (física e biologia), necessita oferecer condições para que os alunos além de entender os seus conceitos teóricos também os relacione com o seu cotidiano. Refletindo sobre essa problemática e a dificuldade em fazer uso da experimentação nas aulas de química, busca-se com essa pesquisa, oferecer reflexões sobre o uso de laboratórios alternativos para o ensino de química. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os diferentes ambientes do espaço escolar podem se transformar em laboratórios alternativos para ensinar conteúdos de química. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral analisar a cozinha da escola como um laboratório alternativo para ensinar conteúdos de Química para turmas do ensino médio e como objetivos específicos avaliar os conteúdos que serão abordados no espaço da cozinha; conhecer a percepção do professor de química em relação ao uso de ambientes alternativos para o ensino de química e avaliar a percepção do aluno acerca do uso da cozinha como um espaço para aprender conteúdos de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os instrumentos adotados serão: entrevista semiestruturada com o professor da disciplina de química como também com alunos participantes, será realizada uma aula expositiva dialogada em sala e posteriormente no espaço ao qual servirá como laboratório alternativo. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a formação docente, a partir da reflexão e estudo de novas possibilidades e estratégias alternativas em sala de aula, assim como também contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.