Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIA DA GEODIVERSIDADE ATRAVÉS DE TRILHAS PEDAGÓGICAS: APLICAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM PARNAMIRIM/RN

Palavra-chaves: TRILHAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEOCIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os métodos pedagógicos educacionais apresentam diversas vertentes de ensino que são aplicadas em escolas desde o ensino infantil até as universidades. Esse conjunto de estratégias ou técnicas têm o intuito de levar um volume maior de conhecimento aos alunos, principalmente por meio de didáticas interativas. A partir dessa percepção, surgiu a proposta de desenvolver um projeto de cunho extensionista, através do qual essas trilhas pedagógicas fossem utilizadas como ferramentas alternativas de ensino, além de incentivar a propagação e popularização de conceitos geológicos, despertando nos contemplados um interesse pelas geociências, através de uma experiência singular e lúdica. O projeto, intitulado “A escola nas trilhas do litoral”, tem como objetivo neste ano de 2018, a realização de trilhas interpretativas com estudantes e professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de Parnamirim, que atualmente é o terceiro município mais populoso do Estado do Rio Grande do Norte. Está sendo desenvolvido planejamentos de trilhas pedagógicas fundamentando-se no conhecimento geológico e ambiental como ferramenta de ensino/aprendizagem, com intuito de disseminar a compreensão sobre o meio físico, suas paisagens e o uso sustentável dos recursos naturais, através da abordagem de tópicos como a análise da paisagem, geociências, recursos hídricos, dentre outros conteúdos passíveis de serem abordados, já que estão presentes na área escolhida para atuação. A realização do projeto é dividida em três etapas metodológicas, de pré-campo, excursão de campo e pós-campo, que, ao todo, estão previstas para serem realizadas ao longo de um ano.

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