RESUMO
O presente trabalho traz um relato de experiência acerca das ações pedagógicas realizadas em aulas ofertadas a crianças e adolescentes entre 11 e 24 anos de bairros carentes da cidade de Palmares-PE, com vistas em preparar estes indivíduos (27 participantes) para uma situação à qual seja necessário o uso conhecimento sobre práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), de modo que entendam quão importante é conhecer o próprio corpo para quando estiverem à frente de tais situações. O conhecimento sobre práticas de Primeiros Socorros é algo tido como função inerente de profissionais da saúde, bombeiros entre outras vertentes, porém sabendo do risco que um mau atendimento devido à falta de conhecimento ou a falta de um primeiro atendimento imediato, faz-se essencial um ensino de práticas simples que possam auxiliar em um momento em que a ajuda tarde a chegar, ou até, que não seja de fácil o acesso a esta ajuda. Foi possível constatar que as práticas ofertadas foram pensadas de modo a atingirem a realidade dos participantes, promovendo o protagonismo e a autonomia por meio da socialização e exercício da cidadania com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico, ético, de inter-relação pessoal e de inserção social e em suas diversas dimensões como diz os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências.