Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO NA VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO, REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46830
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2788
    "inscrito_id" => 9171
    "titulo" => """
      CONTRIBUIÇÕES DE UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO NA VISÃO\r\n
      DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
      """
    "resumo" => """
      Resumo: A formação de professores, ao longo das décadas, contemplou diferentes dimensões. Nesses\r\n
      moldes, a formação continuada de professores de língua materna, neste caso específico considerando a\r\n
      modalidade de extensão universitária, deve inserir momentos de práticas reflexivas, além de viabilizar\r\n
      o planejamento e a execução de atividades elaboradas pelos professores em formação. O presente\r\n
      estudo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e\r\n
      Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, que investigou uma situação de formação\r\n
      realizada em um curso de extensão, ocorrida no período de outubro a novembro de 2016. Neste\r\n
      trabalho, especificamente, objetivamos, de modo geral: Investigar uma situação específica de\r\n
      formação de professores e, de modo específico: identificar, com base nos dizeres dos professores em\r\n
      formação, contribuições do curso de formação. O estudo classifica-se como sendo de natureza\r\n
      qualitativa, do tipo participante. O corpus desta pesquisa compreende um conjunto de trechos\r\n
      transcritos de gravações em áudio de quatro encontros presenciais do curso de formação e de\r\n
      entrevistas realizadas com os professores participantes do curso e relatos avaliativos produzidos por\r\n
      esses professores. Os fundamentos teóricos pautam-se na formação de professores (MAGALHÃES,\r\n
      2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), além de aspectos acerca do professor reflexivo e a reflexão\r\n
      sobre a prática (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006). Os resultados apontam para\r\n
      a identificação de três contribuições do curso de formação, quais sejam: a prática de ensino, os\r\n
      momentos de reflexão sobre a prática e a inserção de material digital no ensino de língua materna.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO, REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9171_10092018172507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA MIKAELA CARNEIRO SILVA TOMAZ"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "mikaelamona@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46830
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2788
    "inscrito_id" => 9171
    "titulo" => """
      CONTRIBUIÇÕES DE UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO NA VISÃO\r\n
      DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
      """
    "resumo" => """
      Resumo: A formação de professores, ao longo das décadas, contemplou diferentes dimensões. Nesses\r\n
      moldes, a formação continuada de professores de língua materna, neste caso específico considerando a\r\n
      modalidade de extensão universitária, deve inserir momentos de práticas reflexivas, além de viabilizar\r\n
      o planejamento e a execução de atividades elaboradas pelos professores em formação. O presente\r\n
      estudo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e\r\n
      Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, que investigou uma situação de formação\r\n
      realizada em um curso de extensão, ocorrida no período de outubro a novembro de 2016. Neste\r\n
      trabalho, especificamente, objetivamos, de modo geral: Investigar uma situação específica de\r\n
      formação de professores e, de modo específico: identificar, com base nos dizeres dos professores em\r\n
      formação, contribuições do curso de formação. O estudo classifica-se como sendo de natureza\r\n
      qualitativa, do tipo participante. O corpus desta pesquisa compreende um conjunto de trechos\r\n
      transcritos de gravações em áudio de quatro encontros presenciais do curso de formação e de\r\n
      entrevistas realizadas com os professores participantes do curso e relatos avaliativos produzidos por\r\n
      esses professores. Os fundamentos teóricos pautam-se na formação de professores (MAGALHÃES,\r\n
      2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), além de aspectos acerca do professor reflexivo e a reflexão\r\n
      sobre a prática (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006). Os resultados apontam para\r\n
      a identificação de três contribuições do curso de formação, quais sejam: a prática de ensino, os\r\n
      momentos de reflexão sobre a prática e a inserção de material digital no ensino de língua materna.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO, REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9171_10092018172507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA MIKAELA CARNEIRO SILVA TOMAZ"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "mikaelamona@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: A formação de professores, ao longo das décadas, contemplou diferentes dimensões. Nesses moldes, a formação continuada de professores de língua materna, neste caso específico considerando a modalidade de extensão universitária, deve inserir momentos de práticas reflexivas, além de viabilizar o planejamento e a execução de atividades elaboradas pelos professores em formação. O presente estudo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, que investigou uma situação de formação realizada em um curso de extensão, ocorrida no período de outubro a novembro de 2016. Neste trabalho, especificamente, objetivamos, de modo geral: Investigar uma situação específica de formação de professores e, de modo específico: identificar, com base nos dizeres dos professores em formação, contribuições do curso de formação. O estudo classifica-se como sendo de natureza qualitativa, do tipo participante. O corpus desta pesquisa compreende um conjunto de trechos transcritos de gravações em áudio de quatro encontros presenciais do curso de formação e de entrevistas realizadas com os professores participantes do curso e relatos avaliativos produzidos por esses professores. Os fundamentos teóricos pautam-se na formação de professores (MAGALHÃES, 2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), além de aspectos acerca do professor reflexivo e a reflexão sobre a prática (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006). Os resultados apontam para a identificação de três contribuições do curso de formação, quais sejam: a prática de ensino, os momentos de reflexão sobre a prática e a inserção de material digital no ensino de língua materna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.