Resumo: A formação de professores, ao longo das décadas, contemplou diferentes dimensões. Nesses
moldes, a formação continuada de professores de língua materna, neste caso específico considerando a
modalidade de extensão universitária, deve inserir momentos de práticas reflexivas, além de viabilizar
o planejamento e a execução de atividades elaboradas pelos professores em formação. O presente
estudo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e
Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, que investigou uma situação de formação
realizada em um curso de extensão, ocorrida no período de outubro a novembro de 2016. Neste
trabalho, especificamente, objetivamos, de modo geral: Investigar uma situação específica de
formação de professores e, de modo específico: identificar, com base nos dizeres dos professores em
formação, contribuições do curso de formação. O estudo classifica-se como sendo de natureza
qualitativa, do tipo participante. O corpus desta pesquisa compreende um conjunto de trechos
transcritos de gravações em áudio de quatro encontros presenciais do curso de formação e de
entrevistas realizadas com os professores participantes do curso e relatos avaliativos produzidos por
esses professores. Os fundamentos teóricos pautam-se na formação de professores (MAGALHÃES,
2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), além de aspectos acerca do professor reflexivo e a reflexão
sobre a prática (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006). Os resultados apontam para
a identificação de três contribuições do curso de formação, quais sejam: a prática de ensino, os
momentos de reflexão sobre a prática e a inserção de material digital no ensino de língua materna.