Ao longo do tempo, a Educação brasileira tem sofrido inúmeras transformações e cada vez mais contribuído para a construção de uma sociedade mais letrada e participativa. Assim, a Geografia enquanto saber escolar tem sido uma das áreas que mais tem contribuído para a formação de cidadãos, pois compreende os estudos sobre as identidades, valorização e preservação de várias culturas, talvez com passos muitos estreitos, mas com contribuições significativas para a formação da cidadania dos sujeitos. Orientada pelos seguintes objetivos: identificar os conteúdos de Geografia nos quais há a representação do negro, analisar as relações étnico-raciais presentes no livro didático adotado pelo município e investigar os impasses existentes no livro didático para a efetivação da obrigatoriedade da Lei 10.639/03, optamos para o desenvolvimento da pesquisa pela análise documental. O documento utilizado para a realização deste estudo corresponde ao livro didático de geografia do 7° ano do Ensino Fundamental, da coleção Expedições Geográficas, acervo do Programa Nacional de Livro Didático- PNLD (2017-2019), disponibilizado pela escola. Os resultados alcançados nos mostram que o livro didático adotado pela rede de ensino do município não favorece o estudo sobre as contribuições do Negro para a formação do Brasil, uma vez que faz unicamente referências pejorativas aos negros no Brasil, e não valoriza a história, a luta, a resistência e a cultura dos negros no país que se originou da exploração de uns em favor de outros.