As ações de vandalismo vem se tornando cada vez mais frequentes nas escolas do Brasil. Mas, até que ponto tais ações influenciam no processo de aprendizagem dos adolescentes? Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de desenvolver atividades de conscientização frente às ações de vandalismo. De forma específica buscar-se-á 1) Verificar o significados psicológico das ações de vandalismo; 2) Promover sensibilização frente às consequências socioambientais das ações de vandalismo. Para tanto, o projeto contará com a participação de 50 alunos do sexto ano no ensino fundamental da rede pública, da grande João Pessoa. O presente projeto é de caráter interventivo. Assim, com o intuito de atender aos objetivos proposto, serão realizadas ações que constarão em quatro momentos-chave que envolverão 1) levantamento dos saberes dos estudantes frente ao vandalismo por meio da técnica das Redes Semânticas Naturais; 2) oficina de fotografia temática focada nos indícios de vandalismo no espaço escolar; 3) exposição de fotografias de autoria dos estudantes, seguido de uma tertúlia para debate do tema vandalismo; e 4) reaplicação do levantamento dos saberes. Espera-se como resultados que as ações propostas sensibilizem os estudantes, proporcionando uma percepção mais adequada sobre o vandalismo e suas implicações para sua aprendizagem e formação geral; promovendo assim, um processo de conscientização favorável para o combate ao vandalismo e melhora na relação pessoa-ambiente no contexto escolar. As discussões deverão apontar para possíveis repercussões desses resultados para a formação de atores sociais mais consciente e para o papel da Psicopedagogia frente a este debate.