Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE É VANDALISMO? UMA ANÁLISE SEMÂNTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: VANDALISMO, ENSINO FUNDAMENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As ações de vandalismo vem se tornando cada vez mais frequentes nas escolas do Brasil. Mas, até que ponto tais ações influenciam no processo de aprendizagem dos adolescentes? Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de desenvolver atividades de conscientização frente às ações de vandalismo. De forma específica buscar-se-á 1) Verificar o significados psicológico das ações de vandalismo; 2) Promover sensibilização frente às consequências socioambientais das ações de vandalismo. Para tanto, o projeto contará com a participação de 50 alunos do sexto ano no ensino fundamental da rede pública, da grande João Pessoa. O presente projeto é de caráter interventivo. Assim, com o intuito de atender aos objetivos proposto, serão realizadas ações que constarão em quatro momentos-chave que envolverão 1) levantamento dos saberes dos estudantes frente ao vandalismo por meio da técnica das Redes Semânticas Naturais; 2) oficina de fotografia temática focada nos indícios de vandalismo no espaço escolar; 3) exposição de fotografias de autoria dos estudantes, seguido de uma tertúlia para debate do tema vandalismo; e 4) reaplicação do levantamento dos saberes. Espera-se como resultados que as ações propostas sensibilizem os estudantes, proporcionando uma percepção mais adequada sobre o vandalismo e suas implicações para sua aprendizagem e formação geral; promovendo assim, um processo de conscientização favorável para o combate ao vandalismo e melhora na relação pessoa-ambiente no contexto escolar. As discussões deverão apontar para possíveis repercussões desses resultados para a formação de atores sociais mais consciente e para o papel da Psicopedagogia frente a este debate.

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