FREITAS, Raquel Da Silva et al.. O projeto político-pedagógico: uma vivência cotidiana. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48254>. Acesso em: 04/11/2024 19:17
Esta pesquisa é um produto da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 2, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Que visa contribuir na discursão sobre a gestão escolar com foco no Projeto Político-Pedagógico e sua efetivação no cotidiano da instituição. Tendo como objetivo geral analisar como a escola considera o PPP na sua organização do trabalho pedagógico e a administração. Partindo dos objetivos específicos de identificar e caracterizar as propostas abordadas no PPP e sua vivência no cotidiano escolar. o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples conjunto de planos de ensino, ou algo que é constituído e em seguida arquivado como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele necessita ser construído para/pela escola de acordo com suas singularidades e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo, são estes funcionários técnico-administrativos, alunos, pais/responsáveis.Sendo necessário que se construa através de um processo democrático que assegure a participação de todos no procedimento. entendemos o conceito de Projeto Político-Pedagógico conforme Libâneo, Oliveira e Toschi “é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos” (2003, p. 345 e 346). De político entendemos que a escola é formadora de cidadãos conscientes, responsáveis, críticos e atuantes individual e coletivamente nos rumos da sociedade. O termo pedagógico, por sua vez, refere-se à dimensão que possibilita a efetivação da finalidade da educação, que é o ato de ensinar e aprender. O Projeto Político-Pedagógico quando constituído não pode ser arquivado como tarefa burocrática, nem ser apenas um conjunto de planos de ensino e atividades, diz Veiga (1995). Quando a escola constrói, concretiza e avalia sua proposta pedagógica coletivamente envolvendo todos os participantes do processo, proporciona a gestão democrática na escola pública que com qualidade social contribui para emancipação do ser humano. Em suma, o projeto da escola tem como objetivo principal os processos de ensino que se revelarão em aprendizagem. Para isso é necessário uma definição de qual concepção o Projeto Político-Pedagógico a escola vai utilizar e que este seja seu instrumento direcionador nas práticas da vivência educativa no cotidiano escolar para que a escola e os participantes dela se tornem autônomos no processo educativo.