A IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS realizada no Campus Canoas visa fomentar a aprendizagem através da pesquisa, incentivando os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, incluindo os técnicos integrados, a se tornarem jovens pesquisadores e a desenvolverem projetos de inovação dentro do ambiente escolar. O presente artigo relata projeto cujo objetivo é analisar o impacto da IFCITEC na aprendizagem dos alunos dos cursos do Campus Canoas e cujo objetivos específicos são analisar as produções científicas da feira; conhecer as práticas pedagógicas voltadas à proposta da IFCITEC; conhecer o que representa, para os discentes e docentes, a participação como expositores de projetos. Além disso, se alia a uma proposta de extensão que visa socializar as conclusões em formações de professores da rede pública e privada do município e região. A metodologia utiliza ferramentas das pesquisas qualitativas e quantitativas como: descrições detalhadas dos processos de realização da IFCITEC e catalogação das suas produções científicas; questionários e entrevistas para conhecer o que pensam os docentes e discentes sobre a feira e os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa; entre outros. Como resultados parciais, pôde-se mapear um aumento significativo do envolvimento dos participantes desde a primeira IFCITEC, uma elevação na qualidade dos projetos apresentados e a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do discente, bem como, da prática engajada do docente nas dinâmicas significativas que nascem da inter-relação entre o conhecimento do aluno e o conhecimento do professor.