O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças.