Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47991
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 3144
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3144_07092018172118.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE"
    "autor_email" => "VITORIAROSE.2012@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47991
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 3144
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3144_07092018172118.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE"
    "autor_email" => "VITORIAROSE.2012@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.