Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR INICIANTE DE GEOGRAFIA: UM PERFIL DESSES PROFISSIONAIS

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho é parte componente de uma pesquisa maior, em andamento, que abordará os saberes docentes mobilizados por professores iniciantes de Geografia em sua atividade docente. Nesse contexto, configura-se como objetivo desse trabalho: Traçar o perfil dos professores de Geografia em início de carreira, atuantes na Educação básica em escolas situadas em Recife e sua região metropolitana (RMR). Ao tratarmos do início da carreira docente, utilizamos como principal referência Huberman (2014). Tardif (2014), Gauthier et al (2013) são alguns de nossos aportes ao tratarmos dos saberes docentes. O instrumento utilizado para obtenção dos dados foi o questionário, aplicado a partir de uma plataforma digital gratuita. Os dados preliminares coletados foram categorizados nos preceitos da análise de conteúdo, BARDIN (2016), e mostram que mesmo esse grupo se assemelhando em muitos aspectos, no que se refere a formação continuada se distinguem. Parte significativa desse grupo inicia sua vida profissional e pausam seus respectivos processos de formação, enquanto a outra parte segue na formação e, iniciam sua vida profissional simultaneamente a formação continuada, a nível de pós-graduação, ou inserem-se na vida profissional após terem concluído, minimamente, um curso de especialização ou mestrado.

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