Este trabalho aborda o tema inclusão de aluno com síndrome de Down. O objetivo geral deste
estudo foi analisar como ocorre o processo de inclusão do aluno com síndrome de Down na
U.E. Nilton César A. de Alencar. Visando alcançar o objetivo geral foi estabelecido como
objetivos específicos: identificar as metodologias utilizadas pelo professor no processo de
inclusão da criança com deficiência; analisar o processo de ensino aprendizagem do aluno
com deficiência no contexto da educação inclusiva; e investigar a relação do professor e do
aluno com deficiência na rede regular de ensino. Tendo em vista a importância do tema e a
necessidade de saber lidar com a diversidade na escola, bem como esclarecer dúvidas sobre
esse processo, utilizou-se pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com uso de estudos
bibliográficos e de campo, a fim de identificar as metodologias utilizadas pelo professor no
processo de inclusão do aluno com deficiência, além de investigar a relação entre ambos na
rede regular de ensino. Portanto, para que o processo de inclusão aconteça efetivamente, é
necessária a remoção de algumas barreiras, e alguns aspectos da educação sejam repensados.