A água é considerada um bem comum a todos, devido à sua íntima relação com a formação e a manutenção da vida no planeta. No entanto, a disponibilidade desse recurso tem sido ameaçada por ações antrópicas irresponsáveis. A escassez de água, em especial nas grandes cidades, geralmente está ligada ao esbanjamento e desperdício de água por parte da população. Sendo assim, uma alternativa para reverter esta situação é a reeducação da sociedade, voltada para a temática ambiental. A educação ambiental tem como objetivo formar a consciência dos cidadãos e transformar-se em filosofia de vida de modo a levar a adoção de comportamentos ambientalmente adequados, investindo nos recursos e processos ecológicos do meio ambiente. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estimular um entendimento crítico quanto ao uso consciente dos recursos hídricos em uma Unidade socioeducativa no Estado da Paraíba. O projeto foi desenvolvido na Unidade Socioeducativa Padre Otávio Santos, também denominada Lar do Garoto, no município de Lagoa Seca. Para abordar o tema proposto, foram desenvolvidas algumas atividades voltadas para a temática, tais como: palestras, minicursos, encontros teóricos além da distribuição de placas de conscientização sobre desperdício de água na Unidade. Por meio deste projeto, os estudantes demonstraram um desenvolvimento cognitivo na perspectiva socioambiental, com ênfase no uso racional dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente. Conclui-se que, com o auxílio de práticas de aprendizagem diferenciadas, esses alunos expandiram sua capacidade criativa, possibilitando a elaboração propostas de intervenção para situações adversas.