O presente trabalho é fruto das vivências pelo professor de Geografia, em uma escola na cidade de Passira, agreste pernambucano. Na atualidade é importante renovar a práxis pedagógica rompendo com o senso comum e assim contribuído no processo de um ensino, que busque a autonomia e protagonismo em busca do conhecimento. Mediante essa realidade, o trabalho em curso abordou o método qualitativo, possibilitando uma compreensão didática acerca das aulas de geografia e como cada sujeito responde a nova prática pedagógica, concomitantemente o trabalho foi dividido em duas partes, sendo a primeira prática, buscando da teoria compreender e analisar criticamente, por conseguinte a aula prática, nesta houve uma participação efetiva dos atores envolvidos, de modo que, após vivenciar a teoria, a prática tornara compreensível, aplicável e sobretudo, viva no cotidiano dos alunos. Neste sentido, uma didática que atrai os estudantes para uma prática que transpasse a teoria, que tenha aplicabilidade. Por fim, o trabalho em curso despertou o senso crítica, corroborando na vida dos sujeitos de modo que contribua no dia a dia de cada aluno, as atividades se deram de forma sadia e efetiva, os indivíduos se identificaram com conteúdo abordado em sala de aula, aprendendo e concomitantemente sendo aplicado.