Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento.
A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula.
Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes.