A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45936 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 4981 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => """ Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento.\r\n A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula. \r\n Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4981_10072018214307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA KAROLAYNE DE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.lima@arapiraca.ufa" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45936 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 4981 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => """ Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento.\r\n A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula. \r\n Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4981_10072018214307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA KAROLAYNE DE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.lima@arapiraca.ufa" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }