Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO, CIÊNCIAS, IMAGENS Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45936
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 4981
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => """
      Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento.\r\n
      A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula.  \r\n
      Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, IMAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4981_10072018214307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA KAROLAYNE DE AMORIM LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.lima@arapiraca.ufa"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45936
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 4981
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => """
      Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento.\r\n
      A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula.  \r\n
      Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, IMAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4981_10072018214307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA KAROLAYNE DE AMORIM LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.lima@arapiraca.ufa"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente com a modernização do ensino, se faz necessário utilizar em escolas de redes públicas e privadas métodos que facilitem a aprendizagem e instiguem os alunos diante do ensino das ciências. Como grande parte destas escolas da rede pública não tem estrutura para melhor desenvolver métodos que facilitem e melhor exemplifiquem assuntos explanados é interessante se fazer uso de imagens e diagramas, pois além destas terem fácil acesso, podem ser abordadas por todas instituições de ensino tanto pública como privada. A frequente utilização de imagens e outros recursos visuais leva aos alunos uma facilidade muito grande, mas, para que os alunos venham a abordar tais práticas se faz necessário um incentivo por meio da comunidade escolar, que por sua vez deve disponibilizar os recursos para que o alunado tenha acesso e desenvolva seu conhecimento. A prática de utilizar esses recursos desde as séries iniciais possibilitaria ao alunado chegar nos níveis de ensino mais elevados com a facilidade em realizar leitura de textos e analises de imagens, pois se associarmos imagens e outros recursos visuais aos textos, a compreensão melhora de maneira significativa. Uma outra maneira seria incentivar aos alunos a produção de imagens, diagramas e até documentários baseados no conteúdo abordado em sala de aula. Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa inicial em uma instituição de ensino de Arapiraca agreste de Alagoas. Que teve como principal objetivo investigar como a utilização de imagens é feita pela comunidade escolar em especial nas aulas de ciências. Através desse trabalho, novas pesquisas serão realizadas para que se possa comparar a utilização desse recurso em diferentes instituições, como também levantar dados para trabalhos subsequentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.