LOURENÇÃO, Humberto et al.. (auto)formação docente militar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45512>. Acesso em: 22/12/2024 19:42
A (auto)formação continuada docente militar e, em específico, (auto)formação através da autobiografia e do memorialismo são o foco deste trabalho. Tratou-se de compreender o perfil e o contexto profissional dos docentes que atuam na Graduação e Instrução Militares, na formação continuada de oficiais da Força Aérea, ou seja, uma situação historicamente situada. Muitas são as questões que permeiam tal investigação, e aqui estão, tanto quanto possível, considerações elementares, entre elas a identificação do contexto de ensino; os docentes interlocutores; o alunado; o ambiente e as condições de ensino-aprendizagem; além de elementos que identificam ou particularizam seus professores. Apoiam esta abordagem autores como Lejeune, Lortie, Tardif, Delory-Momberger, Nóvoa.....