O presente trabalho é fruto do projeto “Estratégias de leitura no Ensino médio abordando gêneros textuais e textos literários”, que está sendo realizado na Escola de Rede Pública Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha. Este projeto faz parte do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que oferece aos acadêmicos de licenciatura inserção e participação no âmbito escolar deferindo, deste modo, ao que se é proposto: a elevação da qualidade das atividades acadêmicas no que diz respeito à formação inicial de professores. O referido projeto tem por objetivo a construção do leitor em uma ampliação dos seus horizontes de leitura. Sabendo-se que o ato de ler dar-se através de um processo altamente complexo, este, por sua vez, deve ser ensinado de forma comprometida, prazerosa e dinâmica, possibilitando que os discentes venham a desenvolver habilidades que facilitem esta prática, para que a leitura aos seus olhos deixe de ser algo cansativo, enfadonho, obrigatório e passe a ser um hábito significativo e agradável. Tendo em vista as dificuldades que os alunos encontram com relação à leitura, vimos a necessidade de se trabalhar com as estratégias, no intuito de proporcionar aos estudantes a percepção de que ao utilizar essas estratégias de leitura, os mesmos poderão desenvolver as múltiplas possibilidades de construção de significado do texto. Por esse motivo o projeto norteou-se através de gêneros textuais e abordagens de textos literários, tais como: charges, tirinhas, contos, músicas, entre outros. Sendo assim, procuramos conceber o ato da leitura na sala de aula, estimulando-a, através de um processo dinâmico, na intenção de gerar leitores proficientes e críticos.