Trata-se de um relato de experiência que surgiu de uma abordagem diferenciada adotada para ensinar os conteúdos sobre Astronomia e Gravitação presentes na peça Escolinha da Ciência: uma aula de astronomia de autoria do professor Dr. Marcelo Gomes Germano da UEPB, para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O objetivo geral é mostrar aos professores de física que a presença do lúdico na sala de aula pode contribuir para o aprendizado de diversos conteúdos. Neste caso foram abordados temas ligados a Astronomia. A pesquisa é qualitativa baseada na análise dos questionários respondidos pelos estudantes que participaram direta e indiretamente da montagem da peça. Adotamos os seguintes procedimentos, inicialmente foi apresentado o texto aos estudantes com a leitura de uma cena da peça, num segundo momento propomos aos estudantes a encenação da peça. Os autores escolhidos para nos auxiliarem neste trabalho são os seguintes Zanetic (2009), Silveira (2011), Germano (2011) e Bardin (2011). Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois até os estudantes que não fizeram parte da encenação da Escolinha também se mostraram interessados em participar de uma nova apresentação.