Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID MOTIVADA ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL.

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4767
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 669
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID MOTIVADA ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos experiências vivenciadas no Clube de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS), Clube este que foi implantado no ano de 2013. Nessa instituição de ensino público são realizadas atividades diversificadas, através de jogos educativos, desafios e resolução de problema. Mostraremos dois jogos que são o “Cubra 12” e o “Contig 60”, ambos adaptados para melhor aproveitamento. Acreditamos que o uso de jogos matemáticos no desenvolvimento de conteúdos auxilia o professor, favorecendo o uso do cálculo mental, promovendo uma aprendizagem mais prazerosa e desafiadora, contribuindo assim para a construção do conhecimento dos alunos, é importante enfatizar que o uso de jogos matemáticos também faz parte da socialização, promovendo uma interação dos alunos com a matemática e com os demais estudantes. O Clube de Matemática tem esse diferencial de trazer novas alternativas de ensino, com isso contribuindo para elevação do ensino na Educação Básica. O PIBID vem abrir novos olhares para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Evidenciando também que a introdução de jogos tem a possibilidade de minimizar bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática, experiências vivenciadas a partir do PIBID."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_14_10_idinscrito_669_debd1537934ce8ac677da94cd9250d4a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINCOMBERG MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NETO"
    "autor_email" => "netosume123@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4767
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 669
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID MOTIVADA ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos experiências vivenciadas no Clube de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS), Clube este que foi implantado no ano de 2013. Nessa instituição de ensino público são realizadas atividades diversificadas, através de jogos educativos, desafios e resolução de problema. Mostraremos dois jogos que são o “Cubra 12” e o “Contig 60”, ambos adaptados para melhor aproveitamento. Acreditamos que o uso de jogos matemáticos no desenvolvimento de conteúdos auxilia o professor, favorecendo o uso do cálculo mental, promovendo uma aprendizagem mais prazerosa e desafiadora, contribuindo assim para a construção do conhecimento dos alunos, é importante enfatizar que o uso de jogos matemáticos também faz parte da socialização, promovendo uma interação dos alunos com a matemática e com os demais estudantes. O Clube de Matemática tem esse diferencial de trazer novas alternativas de ensino, com isso contribuindo para elevação do ensino na Educação Básica. O PIBID vem abrir novos olhares para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Evidenciando também que a introdução de jogos tem a possibilidade de minimizar bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática, experiências vivenciadas a partir do PIBID."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_23_14_10_idinscrito_669_debd1537934ce8ac677da94cd9250d4a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINCOMBERG MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NETO"
    "autor_email" => "netosume123@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Neste trabalho apresentamos experiências vivenciadas no Clube de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS), Clube este que foi implantado no ano de 2013. Nessa instituição de ensino público são realizadas atividades diversificadas, através de jogos educativos, desafios e resolução de problema. Mostraremos dois jogos que são o “Cubra 12” e o “Contig 60”, ambos adaptados para melhor aproveitamento. Acreditamos que o uso de jogos matemáticos no desenvolvimento de conteúdos auxilia o professor, favorecendo o uso do cálculo mental, promovendo uma aprendizagem mais prazerosa e desafiadora, contribuindo assim para a construção do conhecimento dos alunos, é importante enfatizar que o uso de jogos matemáticos também faz parte da socialização, promovendo uma interação dos alunos com a matemática e com os demais estudantes. O Clube de Matemática tem esse diferencial de trazer novas alternativas de ensino, com isso contribuindo para elevação do ensino na Educação Básica. O PIBID vem abrir novos olhares para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Evidenciando também que a introdução de jogos tem a possibilidade de minimizar bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática, experiências vivenciadas a partir do PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.