Este estudo de caráter investigativo e qualitativo, pretendeu analisar o papel e a atuação do profissional pedagogo na coordenação pedagógica de duas casas de acolhimento institucional, localizadas no município de Paulista-PE, pois se verifica que esta atribuição é bastante recente e apesar de existirem alguns estudos em âmbito Nacional no tocante à esta temática, existem poucos dados publicados. Partindo destas evidências este trabalho teve como objetivo examinar a legislação federal referente ao papel do coordenador pedagógico nestas instituições, descrever os avanços e as dificuldades relativas ao exercício laboral destes profissionais e analisar as expectativas dos mesmos através do uso de questionários e entrevista semi-estruturada e finalmente traçar um paralelo entre o que a legislação diz e as práticas pedagógicas no acolhimento Institucional. A população analisada foi constituída de duas pedagogas que atuam no acolhimento Institucional do Município de Paulista. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese inicial de que a dinâmica do acolhimento institucional e as demandas e contingências cotidianas dificultam um trabalho eficaz e eficiente de coordenação pedagógica voltada para o monitoramento, formação continuada dos educadores sociais, avaliação e execução de projetos integradores.