EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E ESPANHA: AVANÇOS E DESAFIOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47124 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 6585 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E ESPANHA: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "Este estudo refere-se a uma análise crítica sobre a educação especial no Brasil em comparação às políticas de educação espanhola. Para tanto, propõe-se as seguintes questões para o estudo: Que documentos normatizam a política de educação especial no Brasil e Espanha? Que concepções e práticas educacionais consubstanciam a política de educação especial? Quais os avanços e desafios se para a sua implementação? Como guisa para consecução de possíveis respostas às questões buscou-se primordialmente analisar de forma comparativa o marco normativo da política de educação especial no Brasil e Espanha para destacar os avanços e desafios. O caminho metodológico para satisfazer esse intento consistiu na pesquisa documental conforme metodológicas percorrendo as seguintes fases: determinação dos objetivos, confecção do plano de trabalho, identificação, localização e obtenção das fontes; classificação e análise dos documentos. Para tanto, lançou-se mão sobre dados secundários, particularmente textos normativos. Assim, o estudo acerca da educação especial no Brasil e Espanha, por meio da análise do marco normativo, possibilitou percebe as concepções e práticas educacionais consubstanciadas no texto da lei e suas implicações na agenda pública e implementação da política de educação especial em ambos os países. Nesse sentido, constatou-se que os principais avanços no atendimento de pessoas com deficiência no campo da política de educação ocorrem principalmente a partir do momento em que se institui nesses países a democracia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO, BRASIL, BRASIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID6585_10082018164924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAMOS" "autor_email" => "franciscoramos2007@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERNACONAL IBEROAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47124 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 6585 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E ESPANHA: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "Este estudo refere-se a uma análise crítica sobre a educação especial no Brasil em comparação às políticas de educação espanhola. Para tanto, propõe-se as seguintes questões para o estudo: Que documentos normatizam a política de educação especial no Brasil e Espanha? Que concepções e práticas educacionais consubstanciam a política de educação especial? Quais os avanços e desafios se para a sua implementação? Como guisa para consecução de possíveis respostas às questões buscou-se primordialmente analisar de forma comparativa o marco normativo da política de educação especial no Brasil e Espanha para destacar os avanços e desafios. O caminho metodológico para satisfazer esse intento consistiu na pesquisa documental conforme metodológicas percorrendo as seguintes fases: determinação dos objetivos, confecção do plano de trabalho, identificação, localização e obtenção das fontes; classificação e análise dos documentos. Para tanto, lançou-se mão sobre dados secundários, particularmente textos normativos. Assim, o estudo acerca da educação especial no Brasil e Espanha, por meio da análise do marco normativo, possibilitou percebe as concepções e práticas educacionais consubstanciadas no texto da lei e suas implicações na agenda pública e implementação da política de educação especial em ambos os países. Nesse sentido, constatou-se que os principais avanços no atendimento de pessoas com deficiência no campo da política de educação ocorrem principalmente a partir do momento em que se institui nesses países a democracia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO, BRASIL, BRASIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID6585_10082018164924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAMOS" "autor_email" => "franciscoramos2007@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERNACONAL IBEROAMERICANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }