O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e participativa na escola e como questão de pesquisa para balizar a investigação: quais são as principais possibilidades e desafios enfrentados pelo gestor escolar, no tocante ao trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo na escola. A partir desse referenciamento, o objetivo desta investigação, no geral, foi o de analisar as possibilidades e desafios do gestor mediante um trabalho democrático e participativo no âmbito escolar e os objetivos específicos de identificar as dificuldades encontradas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa na escola; compreender a contribuição do Projeto Político Pedagógico das escolas em meio ao trabalho da gestão escolar e averiguar a qualidade do ensino a partir das ações desenvolvidas por uma gestão democrática e participativa na escola. A metodologia adotada para esse estudo foi a abordagem qualitativa. Os desafios estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como a possibilidade desse tipo de gestão ser um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar.