Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO MINICURSO DE FTOOL PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DO IFTO

Palavra-chaves: ENGENHARIA, PROGRAMA, ACADÊMICOS Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45901
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 9229
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO MINICURSO DE FTOOL PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DO IFTO"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do ensino das novas tecnologias para os estudantes de engenharia civil. Programas novos têm surgido muito rapidamente nesta área e, dessa forma, os acadêmicos que estão no processo de graduação precisam saber manuseá-los. Caso isso não ocorra, os mesmos estarão em desvantagem no mercado de trabalho, o qual exige cada vez mais qualificação profissional daqueles que estão em busca de emprego. Com efeito, os acadêmicos bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) do IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins), realizaram o minicurso de FTOOL (Two-dimensional Frame Analysis Tool), programa brasileiro educacional que realiza análises de estruturas, no ano de 2017. Este programa é muito utilizado atualmente, inclusive pelos próprios professores da Instituição, sendo que o referido minicurso foi feito com o intuito de ensinar os acadêmicos de engenharia civil do IFTO a manusearem o FTOOL. Os bolsistas do PET reservaram um dos laboratórios de informática da Instituição, sendo possível passar os conhecimentos do software para os que compareceram no dia do evento. A realização deste evento foi muito importante para os acadêmicos que estavam cursando as disciplinas de estruturas do curso de engenharia civil pois, com o programa, os estudantes puderam conferir as respostas dos exercícios passados pelos professores. O minicurso de FTOOL foi realizado com sucesso e os objetivos almejados pelos bolsistas do PET foram alcançados, visto que todos conseguiram aprender a utilizar o software da forma correta. Além disso, os acadêmicos presentes puderam entender a teoria passada em sala de aula através do manuseamento do programa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENGENHARIA, PROGRAMA, ACADÊMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID9229_01092018185104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER CARDOSO VIEIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "esterborges1998@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45901
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 9229
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO MINICURSO DE FTOOL PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DO IFTO"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do ensino das novas tecnologias para os estudantes de engenharia civil. Programas novos têm surgido muito rapidamente nesta área e, dessa forma, os acadêmicos que estão no processo de graduação precisam saber manuseá-los. Caso isso não ocorra, os mesmos estarão em desvantagem no mercado de trabalho, o qual exige cada vez mais qualificação profissional daqueles que estão em busca de emprego. Com efeito, os acadêmicos bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) do IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins), realizaram o minicurso de FTOOL (Two-dimensional Frame Analysis Tool), programa brasileiro educacional que realiza análises de estruturas, no ano de 2017. Este programa é muito utilizado atualmente, inclusive pelos próprios professores da Instituição, sendo que o referido minicurso foi feito com o intuito de ensinar os acadêmicos de engenharia civil do IFTO a manusearem o FTOOL. Os bolsistas do PET reservaram um dos laboratórios de informática da Instituição, sendo possível passar os conhecimentos do software para os que compareceram no dia do evento. A realização deste evento foi muito importante para os acadêmicos que estavam cursando as disciplinas de estruturas do curso de engenharia civil pois, com o programa, os estudantes puderam conferir as respostas dos exercícios passados pelos professores. O minicurso de FTOOL foi realizado com sucesso e os objetivos almejados pelos bolsistas do PET foram alcançados, visto que todos conseguiram aprender a utilizar o software da forma correta. Além disso, os acadêmicos presentes puderam entender a teoria passada em sala de aula através do manuseamento do programa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENGENHARIA, PROGRAMA, ACADÊMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID9229_01092018185104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER CARDOSO VIEIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "esterborges1998@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do ensino das novas tecnologias para os estudantes de engenharia civil. Programas novos têm surgido muito rapidamente nesta área e, dessa forma, os acadêmicos que estão no processo de graduação precisam saber manuseá-los. Caso isso não ocorra, os mesmos estarão em desvantagem no mercado de trabalho, o qual exige cada vez mais qualificação profissional daqueles que estão em busca de emprego. Com efeito, os acadêmicos bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) do IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins), realizaram o minicurso de FTOOL (Two-dimensional Frame Analysis Tool), programa brasileiro educacional que realiza análises de estruturas, no ano de 2017. Este programa é muito utilizado atualmente, inclusive pelos próprios professores da Instituição, sendo que o referido minicurso foi feito com o intuito de ensinar os acadêmicos de engenharia civil do IFTO a manusearem o FTOOL. Os bolsistas do PET reservaram um dos laboratórios de informática da Instituição, sendo possível passar os conhecimentos do software para os que compareceram no dia do evento. A realização deste evento foi muito importante para os acadêmicos que estavam cursando as disciplinas de estruturas do curso de engenharia civil pois, com o programa, os estudantes puderam conferir as respostas dos exercícios passados pelos professores. O minicurso de FTOOL foi realizado com sucesso e os objetivos almejados pelos bolsistas do PET foram alcançados, visto que todos conseguiram aprender a utilizar o software da forma correta. Além disso, os acadêmicos presentes puderam entender a teoria passada em sala de aula através do manuseamento do programa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.