Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO LIVRO POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA

Palavra-chaves: RECURSO DIDÁTICO, LIVRO POP-UP, HISTOLOGIA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48385
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 1976
    "titulo" => """
      O USO DO LIVRO POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O\r\n
      ENSINO DE HISTOLOGIA
      """
    "resumo" => "Este estudo propõe uma reflexão acerca da confecção do Livro Pop-up como recurso didático para o ensino de Histologia, uma vez que é perceptível o desinteresse dos estudantes em relação ao campo das Ciências, porque as metodologias usadas pelos professores nesta área, em sua grande maioria, continuam arraigadas no modelo de ensino tradicional. Os livros pop-up são ilustrados com recortes tridimensionais em papel que se movem ao abrir o livro ou movimentar a página captando a atenção do leitor e despertando sua curiosidade. A pesquisa objetiva ressaltar a relevância de livros pop-up como uma ferramenta metodológica para o ensino de Histologia e mostrar a confecção deste livro, pelos Licenciandos em Ciências Biológicas. O presente estudo aborda a metodologia para confecção, durante um mês, do livro pop-up sobre Tecido Ósseo. Foram usados materiais simples e de baixo custo, e organizado na forma de uma conversação, para de facilitar a compreensão e aproximar o conteúdo científico da realidade dos estudantes.  Apesar da dificuldade atrelada a construção do livro pop-up, o recurso permitiu a exploração da inventividade e habilidades dos autores; consistiu em uma importante estratégia didática no campo da Histologia, quebrando paradigmas tradicionais, motivando a criação, o protagonismo e melhora na assimilação do conteúdo. O recurso empregado foi eficaz mediante uma abordagem mais dinâmica e interativa dos conteúdos em Histologia, sendo bastante estimado pelos estudantes de licenciatura, pois o contato com as variadas formas de ensino, possibilita a ampliação de métodos e recursos a serem inseridos no planejamento de suas futuras aulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, LIVRO POP-UP, HISTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID1976_09092018215033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE"
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48385
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 1976
    "titulo" => """
      O USO DO LIVRO POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O\r\n
      ENSINO DE HISTOLOGIA
      """
    "resumo" => "Este estudo propõe uma reflexão acerca da confecção do Livro Pop-up como recurso didático para o ensino de Histologia, uma vez que é perceptível o desinteresse dos estudantes em relação ao campo das Ciências, porque as metodologias usadas pelos professores nesta área, em sua grande maioria, continuam arraigadas no modelo de ensino tradicional. Os livros pop-up são ilustrados com recortes tridimensionais em papel que se movem ao abrir o livro ou movimentar a página captando a atenção do leitor e despertando sua curiosidade. A pesquisa objetiva ressaltar a relevância de livros pop-up como uma ferramenta metodológica para o ensino de Histologia e mostrar a confecção deste livro, pelos Licenciandos em Ciências Biológicas. O presente estudo aborda a metodologia para confecção, durante um mês, do livro pop-up sobre Tecido Ósseo. Foram usados materiais simples e de baixo custo, e organizado na forma de uma conversação, para de facilitar a compreensão e aproximar o conteúdo científico da realidade dos estudantes.  Apesar da dificuldade atrelada a construção do livro pop-up, o recurso permitiu a exploração da inventividade e habilidades dos autores; consistiu em uma importante estratégia didática no campo da Histologia, quebrando paradigmas tradicionais, motivando a criação, o protagonismo e melhora na assimilação do conteúdo. O recurso empregado foi eficaz mediante uma abordagem mais dinâmica e interativa dos conteúdos em Histologia, sendo bastante estimado pelos estudantes de licenciatura, pois o contato com as variadas formas de ensino, possibilita a ampliação de métodos e recursos a serem inseridos no planejamento de suas futuras aulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, LIVRO POP-UP, HISTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID1976_09092018215033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE"
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão acerca da confecção do Livro Pop-up como recurso didático para o ensino de Histologia, uma vez que é perceptível o desinteresse dos estudantes em relação ao campo das Ciências, porque as metodologias usadas pelos professores nesta área, em sua grande maioria, continuam arraigadas no modelo de ensino tradicional. Os livros pop-up são ilustrados com recortes tridimensionais em papel que se movem ao abrir o livro ou movimentar a página captando a atenção do leitor e despertando sua curiosidade. A pesquisa objetiva ressaltar a relevância de livros pop-up como uma ferramenta metodológica para o ensino de Histologia e mostrar a confecção deste livro, pelos Licenciandos em Ciências Biológicas. O presente estudo aborda a metodologia para confecção, durante um mês, do livro pop-up sobre Tecido Ósseo. Foram usados materiais simples e de baixo custo, e organizado na forma de uma conversação, para de facilitar a compreensão e aproximar o conteúdo científico da realidade dos estudantes. Apesar da dificuldade atrelada a construção do livro pop-up, o recurso permitiu a exploração da inventividade e habilidades dos autores; consistiu em uma importante estratégia didática no campo da Histologia, quebrando paradigmas tradicionais, motivando a criação, o protagonismo e melhora na assimilação do conteúdo. O recurso empregado foi eficaz mediante uma abordagem mais dinâmica e interativa dos conteúdos em Histologia, sendo bastante estimado pelos estudantes de licenciatura, pois o contato com as variadas formas de ensino, possibilita a ampliação de métodos e recursos a serem inseridos no planejamento de suas futuras aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.