Fazendo um levantamento do histórico de implantação do livro e dos programas do livro didático no Brasil, a partir do ano de 1945 até a década de 1980, quando foi implantado o PNLD por meio do Decreto 91.542/85 pode-se perceber avanços concernentes a melhoria na qualidade do livro didático neste espaço tempo, em função da participação de equipes de avaliadores composta por especialistas da área de educação das universidades públicas e por professores da educação básica. Comparando as medidas tomadas para obter tais avanços, com a atual implantação do novo PNLD, por meio do Decreto 9.099 de 18/07/2017, percebe-se a ameaça de um retrocesso que remete ao período de 1945 até a década de 1970, quando os projetos de educação e dos livros didáticos eram feitos por meio do convenio MEC e a agencia norte americana USAID. Desta forma, esta é uma comunicação que visa compartilhar algumas percepções de uma comparação feita entre PNLD instituído por meio do Decreto 91.542 de 19/08/1985 e o atual instituído pelo Decreto 9.099 de 18/07/2017 que cria o novo Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) mostrando prováveis perdas do primeiro em relação ao segundo inclusive com relação a qualidade conquistada por meio das avaliações das obras, e que agora, com este novo programa, passa a ser constituída por equipes do Escolhidas pelo MEC, vinculadas a partidos políticos, sociedade civil, sindicatos e outros. Por ora, para efeito dessa comunicação, nós apoiamos apenas no estudo teórico, de cunho bibliográfico