Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos.