Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID, LICENCIATURA. Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47313
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 4136
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES"
    "resumo" => "Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID, LICENCIATURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4136_08092018160745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIÃO FRANCEILTON MARQUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DAMIÃO FRANCEILTON M. DE SOUSA"
    "autor_email" => "marques0sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47313
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 4136
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES"
    "resumo" => "Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID, LICENCIATURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4136_08092018160745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIÃO FRANCEILTON MARQUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DAMIÃO FRANCEILTON M. DE SOUSA"
    "autor_email" => "marques0sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.