Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO CIENTÍFICO, VIA ABORDAGEM CTSA, NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA

Palavra-chaves: LETRAMENTO CIENTÍFICO, QUÍMICA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A construção de conhecimentos atrelados a sua função social, no caso a formação cidadã, é entendida nesse trabalho como parte fundamental na construção integral do sujeito. Desta maneira, ao pensar na Educação Química, é importante salientar que essa ciência pode dentro de suas inúmeras possibilidades de formação contribuir para a conscientização, informação e, consequente construção do indivíduo e de seu mover-se autônomo na sociedade. Vivemos em um mundo de relações, no qual tudo está conectado, objetiva e subjetivamente. A interação humana com os objetos e com o ambiente produz significados e sentidos que propiciam a aprendizagem e construção do conhecimento enquanto processos coletivos. Logo, a forma isolada de tratar os conteúdos escolares e, em especificidade, da Química, pode ser um dos fatores que contribuem para os déficits educacionais da Educação Básica. Posto isso, percebe-se a tarefa urgente de rever os processos de ensino e aprendizagem e apontar saídas mais integradoras dos conteúdos do ensino. Dessa forma, o Letramento Científico se apresenta como princípio educativo, que quando trabalhado dentro de uma abordagem CTSA, promove um ensino dentro de um contexto mais amplo, favorecendo ao aluno uma compreensão que vai além do âmbito escolar proporcionando a este, cultivar e exercer práticas sociais que usam o conhecimento científico e tecnológico em vários contextos. Diante das considerações apresentadas, o presente trabalho se trata de um recorte monográfico, que por sua vez traz uma discussão pautada em uma pesquisa bibliográfica acerca das contribuições do Letramento Científico, via abordagem CTSA, como princípio educativo na Educação Química.

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