A EDUCAÇÃO SURDA EM PERNAMBUCO: UM OLHAR INTERCULTURAL SOBRE O MUNICÍPIO DE VENTUROSA
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Este projeto de pesquisa visa identificar políticas educacionais que deem visibilidade às diferenças culturais e linguísticas, através da perspectiva intercultural e bilíngue da Surdez. Começaremos por descrever os principais momentos do movimento ideológico que levou à consideração da Surdez como uma categoria identitária-cultural para em seguida interrogar a implementação de politicas educacionais no interior pernambucano. A nível metodológico, partiremos da análise do discurso profissionais da educação especial do município de Venturosa. Visa-se assim à sensibilização destes atores sociais às questões da Surdez, decorrentes dos grandes desafios colocados pela falta de formação continuada específica e de orçamento adequado. Os resultados obtidos confirmam Libras como o cerne da educação para os surdos. No entanto seu pouco conhecimento aparece como consequência do isolamento das comunidades surdas organizadas (que concentram-se nas grandes cidades) e a falta de profissionais interpretes/tradutores de Libras. Em conclusão, nota-se o grande abismo de politicas educacionais que favoreçam a construção de uma educação intercultural para os surdos no interior do Estado de Pernambuco, o que é atribuído à corresponsabilidade do município, mas também dos demais entes federados, enfatizando que a educação pública é um sistema articulado, não um conjunto de ilhas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. 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