Resumo: A inclusão apresenta-se como direito de todos. Neste sentido, a educação inclusiva vem a ser de fundamental importância para o desenvolvimento social das pessoas com diferentes necessidades especificas. Assim, á medida que as escolas acolhem as diferenças, independente das condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingüísticas desenvolve um trabalho cooperativo promovendo um espaço inclusivo. Portanto, esse estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa com questionários estruturada abordando a temática da inclusão no âmbito educacional. Mais especificamente na prática docente em função da atuação dos professores dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola publica municipal, localizada na cidade de Passira- PE. Buscamos compreender no desenvolvimento dessa pesquisa as diferentes mudanças de práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem em sala de aula com a presença ou ausência de discentes com deficiência. Como resultados foi possível identificar que para que haja efetivação da educação inclusiva faz-se necessário implementação de políticas educacionais voltadas para o acesso é permanência das pessoas com deficiência no âmbito educacional. É preciso que haja condições e recursos para que os professores sejam capazes de acolher a diversidade em sala de aula. Então, se espera que todo o profissional da educação, busque novas metodologias para que possa quebrar com as barreiras e proporcionar a todos uma aprendizagem significativa e prazerosa.