A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as principais dificuldades na compreensão do conteúdo de ciências na percepção dos alunos no 7º ano do ensino fundamental. Como metodologia a pesquisa é de natureza básica e adotamos uma abordagem quantitativa. No que se refere aos objetivos, a pesquisa em foco é exploratória, pois permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Quanto ao procedimento optou-se por um estudo de caso. Escolhemos uma amostragem de 44 alunos, sendo 21 do 7º ano A e 23 alunos do 7º B (Ensino Fundamental), modalidade específica do campo que desejávamos investigar. Foi identificado que os alunos apresentam maior dificuldade em conteúdos que são mais distantes de sua realidade, e 79% classificam o componente de ciências “difícil” ou “muito difícil”. Dentre os fatores que poderiam facilitar a compreensão da disciplina mencionam recursos como filmes, vídeos e aulas de campo. Concluímos com essa investigação que a escola e professores precisam rever as práticas de modo que estejam contextualizadas com as vivências desses alunos, principalmente naqueles conteúdos de maior complexidade.