SILVA, Rauã Bezerra Da et al.. O gostar do aluno e sua dificuldade em química. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48115>. Acesso em: 22/12/2024 15:35
No dia a dia das escolas de ensino médio é muito comum ouvir dos estudantes que química é uma disciplina difícil, chata, ou entediante, assim como também é muito comum ouvir os estudantes de ensino médio dizer que não gosta de química. Esse sentimento pela disciplina na maioria das vezes é provocado por uma experiência ruim ou desmotivadora com a disciplina podendo causar nos piores dos casos um bloqueio na mente do estudante fazendo-o acreditar que não é capaz de realizar tal tarefa. Pensando nisso, esta pesquisa procurou analisar se a dificuldade do aluno está relacionada com a sua simpatia com a disciplina, a sua motivação em aprender, positiva ou negativamente. Para isso foi aplicado um questionário em duas turmas, na Escola Antônio Dias Cardoso em Vitória de Santo Antão e na Escola Leobaldo Soares da Silva na cidade de Barra de Guabiraba, onde os alunos podiam dizer se tinham dificuldade ou facilidade de aprendizagem, se gostavam ou não de química e o porquê de não gostar de química. As respostas coletadas dos questionários foram analisadas e discutidas para chegar a uma conclusão bem significativa.