Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM QUÍMICA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45919
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 2908
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado nas licenciaturas se configura como um alicerce para o processo de formação inicial. Mediante esse esboço, apresentaremos nesse relato, um pouco do que foi vivenciado durante o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura Plena em Química. Buscou-se compreender as diferentes metodologias empregadas pelos professores observados em suas aulas; investigar como a prática da observação influencia na formação inicial do graduando em Química; e quais as contribuições relevantes para a prática de ser professor. Foram observadas 40 horas/aulas no total, sendo que 20 horas/aulas no 9º ano do ensino fundamental na disciplina de ciências e 20 horas/aulas no 1º ano do ensino médio na disciplina de química, ambas as turmas da rede pública de ensino situadas na cidade de Pau dos Ferro/RN. Foram observadas algumas diferenças e semelhanças nas metodologias utilizadas pelos professores das duas turmas, como também dificuldades vivenciadas por eles."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2908_18082018161210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVERTON DOS SANTOS CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EVERTON CHAVES"
    "autor_email" => "everton_chaves__@hotmail."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45919
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 2908
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado nas licenciaturas se configura como um alicerce para o processo de formação inicial. Mediante esse esboço, apresentaremos nesse relato, um pouco do que foi vivenciado durante o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura Plena em Química. Buscou-se compreender as diferentes metodologias empregadas pelos professores observados em suas aulas; investigar como a prática da observação influencia na formação inicial do graduando em Química; e quais as contribuições relevantes para a prática de ser professor. Foram observadas 40 horas/aulas no total, sendo que 20 horas/aulas no 9º ano do ensino fundamental na disciplina de ciências e 20 horas/aulas no 1º ano do ensino médio na disciplina de química, ambas as turmas da rede pública de ensino situadas na cidade de Pau dos Ferro/RN. Foram observadas algumas diferenças e semelhanças nas metodologias utilizadas pelos professores das duas turmas, como também dificuldades vivenciadas por eles."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2908_18082018161210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVERTON DOS SANTOS CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EVERTON CHAVES"
    "autor_email" => "everton_chaves__@hotmail."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estágio supervisionado nas licenciaturas se configura como um alicerce para o processo de formação inicial. Mediante esse esboço, apresentaremos nesse relato, um pouco do que foi vivenciado durante o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura Plena em Química. Buscou-se compreender as diferentes metodologias empregadas pelos professores observados em suas aulas; investigar como a prática da observação influencia na formação inicial do graduando em Química; e quais as contribuições relevantes para a prática de ser professor. Foram observadas 40 horas/aulas no total, sendo que 20 horas/aulas no 9º ano do ensino fundamental na disciplina de ciências e 20 horas/aulas no 1º ano do ensino médio na disciplina de química, ambas as turmas da rede pública de ensino situadas na cidade de Pau dos Ferro/RN. Foram observadas algumas diferenças e semelhanças nas metodologias utilizadas pelos professores das duas turmas, como também dificuldades vivenciadas por eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.