Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, LINGUAGEM Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48110
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1647
    "inscrito_id" => 7049
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE"
    "resumo" => "O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID7049_07092018184107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAMARA ANGÉLICA CASSIANO DA PAZ SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PROFESSORA SHAMARA ANGÉLICA"
    "autor_email" => "shamara_paz@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48110
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1647
    "inscrito_id" => 7049
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE"
    "resumo" => "O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID7049_07092018184107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAMARA ANGÉLICA CASSIANO DA PAZ SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PROFESSORA SHAMARA ANGÉLICA"
    "autor_email" => "shamara_paz@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.