O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem.