O Autismo é uma questão bem atual, que precisa ser discutida e aprofundada por isto a nossa pesquisa se propõe a analisar o quão se faz necessário à utilização do lúdico na esfera da educação de uma criança autista proporcionado seu desenvolvimento, observando os materiais são usados neste processo e analisamos os métodos que são usados em sala de aula, tentando compreender como os métodos que funcionam no processo de aprendizagem, além da formação continuada do professor e o apoio da gestão. Para Compreender como e o porquê da importância do lúdico, focamos em questões chaves como as características do transtorno e a importância da ludicidade. No nosso foco foi o processo de alfabetização por esta inserido nos primeiros momento da criança na escola. Para nos apoiar neste percurso, elegemos autores que discutem a temática e que nos guiaram na compreensão das respostas encontradas. A abordagem aos professores foi feita por questionário virtual, enviado pelo e-mail, contamos com a participação de vinte professores que atuam com crianças com TEA e que tem experiência no processo de alfabetização.