O presente artigo tem como finalidade analisar a relação do Projeto Político Pedagógico - PPP na efetivação do processo de gestão democrática. Estabelecer uma relação entre essas duas questões educacionais é necessária, visto que a gestão democrática se fundamenta através da participação organizada no ambiente escolar. E para isso que seja concretizado, somente através de uma boa orientação em relação ao documento norteador da escola, o PPP. Para explorar essa temática, no decorrer do artigo foi utilizado alguns autores, entre eles podemos destacar Paro, Libâneo, Gadotti entre outros. Além disso, no decorrer do artigo se recorreu à legislação educacional. Para uma melhor compreensão, o artigo foi divido em três pontos, o conceito de gestão, a relação do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na legislação educacional e os desafios enfrentados pela gestão durante a construção do PPP. Tal divisão se faz necessária visto que nenhuma prática no ambiente da escola se distancia da relação teórica que a mesma tem. Adotou-se no artigo, uma metodologia dialética voltada para uma análise qualitativa através do instrumento de revisão bibliográfica. Vale ressaltar que este artigo não se propõe a exaurir a temática, mas somente discorrer sobre a mesma para instrumentalizar o debate com a finalidade de evidenciar a relação direta que os processos gerenciais têm em relação ao seu Projeto Político Pedagógico, reforçando-se o seu caráter norteador, nas instituições de ensino.