Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do software Phet Interactive Simulations como ferramenta de incremento no processo de ensino/aprendizagem do tema propriedade dos gases. A metodologia aplicada para este fim consistiu na realização de um minicurso aplicado em duas etapas para discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Bernardo) matriculados a partir do quinto período do curso. Foram realizadas análises qualitativa e quantitativa da aprendizagem dos discentes em relação ao tema através da aplicação de questionários estruturados contendo questões discursivas e de múltipla escolha. Para esta análise foram utilizadas as simulações ESTADOS DA MATÉRIA e PROPRIEDADE DOS GASES. Por este foi possível concluir que o software Phet Interactive Simulations é uma excelente ferramenta auxiliar no processo de ensino/aprendizagem do tema em questão visto que foi possível diversificar a maneira tradicional de transmitir o conteúdo referente à representação molecular dos gases. Notamos por este ainda que o uso de metodologias auxiliares seja de fato ferramentas eficazes de transmissão de conhecimento ao passo que são ferramentas lúdicas de contextualização e visualização de temas por vezes considerados abstratos