Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE PROBABILIDADE: DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA DOCENTE COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Por vezes o ensino de probabilidade é negligenciado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Assim, tanto os conhecimentos específicos quanto o aprofundamento dos mesmos são postergados para o Ensino Médio. Neste artigo objetivamos descrever como um grupo de professores relacionam as suas experiências vividas, quando na qualidade de aluno, em aulas de probabilidades no Ensinos Básico e Superior, com as aulas que são atualmente ministradas por eles. Esta pesquisa, de caráter qualitativa, teve os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professores de escolas públicas e privadas. Foram coletados e analisados os seguintes critérios: informações dos sujeitos pesquisados, formação acadêmica e conhecimentos relacionados ao ensino de probabilidade. Dessa forma, pudemos concluir que traços da nossa formação são atribuídos à nossa prática docente, quer seja pelo fato da probabilidade ser um conteúdo que apresenta maior dificuldade em lecionar ou pela falta de oportunidades em se trabalhar o conteúdo em estágios anteriores do seu percurso acadêmico.

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