Identificando a necessidade de novas metodologias de abordagem para o ensino de matemática, e a função do docente de tornar o conteúdo mais atrativo. Este trabalho busca apresentar a importância destas abordagens, e da ligação com o ambiente sociocultural. Uma das formas de torna o conhecimento mais atrativo é por meio de jogos lúdicos, que colocam o aluno em situações problemas reais, e divertidos. Assim ele é desafiado, e promover o desenvolvimento do raciocínio lógico. Quando o aluno é colocado em situações reais, onde ele vai ter que fazer uso dos conhecimentos obtido em aula, faz com que ele compreenda a necessidade de adquirir tais conhecimentos, desta forma existe um maior interesse. Para identificar isto, apliquei um jogo que trabalha com porcentagem, em situações corriqueiras, a sala de aula se tornou um ambiente descontraído e atrativo, com o aplicador sempre junto e atento, tirando dúvidas, instigando para que todos participem dos cálculos, e dos questionamentos, para garantir que não se torne apenas um jogo, e perca a intencionalidade educativa. Após o jogo foi disponibilizado um questionário onde foi possível opinar, sobre o jogo, sobre a matemática e as dificuldades do estudante em relação a matemática e ao próprio jogo.