A Ciência tem o papel de contribuir efetivamente na compreensão do mundo e suas transformações, visando o homem como agente participativo desse processo. Nesse sentido, o Ensino de Ciências é uma importante ferramenta para o âmbito escolar, sobretudo, nas escolas de redes públicas. O que se observa é que algumas das dificuldades para o ensino de ciências, de forma geral, partem da pouca formação do professor na área das Ciências e da escassez de recursos didáticos para auxiliar no ensino desta disciplina, que, muitas vezes se limita ao livro didático e algumas poucas atividades extraclasse. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar as limitações que influenciam na dificuldade do Ensino de Ciências, por meio de uma análise bibliográfica, além de evidenciar meios que possibilitem melhorar a qualidade do Ensino no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para dar fundamento a este. Os artigos foram encontrados por meio dos sites do Google Acadêmico, Google, Scielo e periódicos. Depois de realizado todo o levantamento bibliográfico, este trabalho discorre acerca da problemática que existe no que diz respeito às limitações ao Ensino de Ciências que são encontradas dentro do contexto escolar. Os recursos didáticos-pedagógicos são ferramentas importantes para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, torna-se possível perceber que a utilização de recursos didáticos-pedagógicos é fundamental para as escolas e professores, desde que haja planejamento por parte dos mesmos ao aplicar.