Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PIBID;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, AULAS PRÁTICAS. Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46444
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um espaço importante para o progresso do ensino de Ciências, principalmente na área de Biologia. Diante disso, ele é fundamental na formação dos estudantes, sobretudo, os das licenciaturas que participam com os avanços que o mesmo oferece para os estudantes em sala de aula por meio de atividades didáticas. Assim, devido à dificuldade existente de relacionar prática com teoria, este trabalho tem por objetivo evidenciar as contribuições do projeto através de atividades práticas realizadas no laboratório de ciências em uma Escola Estadual da rede de ensino do município de Maceió - Al. Nesse sentido,duas turmas do ensino fundamental contribuíram para as construções dos materiais,dentre eles, sabonetes aromáticos, velas e sachês aromáticos, além da horta de ervas. Posteriormente, foi realizado uma Feira de Ciências, no qual diversos temas foram apresentados, como: reação de saponificação, botânica, educação ambiental e empreendedorismo. Desse modo, os efeitos foram significativos, pois o aumento da interação dos estudantes com a disciplina e o contato deles com o laboratório foi importante para a aprendizagem, além de refletirem sobre a associação de interdisciplinaridade que existe com outras áreas. Além do mais, a realização do evento foi essencial para a formação dos bolsistas, pois ampliou o contato com os estudantes, resultando na produção de materiais pedagógicos de qualidade e um aumento significativo no ensino trabalhado. Logo, o evento proporcionou uma harmonia entre os estudantes e deixou evidente a dimensão da sustentabilidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, AULAS PRÁTICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID100_03092018143845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BARROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "barrosfernando013@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46444
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um espaço importante para o progresso do ensino de Ciências, principalmente na área de Biologia. Diante disso, ele é fundamental na formação dos estudantes, sobretudo, os das licenciaturas que participam com os avanços que o mesmo oferece para os estudantes em sala de aula por meio de atividades didáticas. Assim, devido à dificuldade existente de relacionar prática com teoria, este trabalho tem por objetivo evidenciar as contribuições do projeto através de atividades práticas realizadas no laboratório de ciências em uma Escola Estadual da rede de ensino do município de Maceió - Al. Nesse sentido,duas turmas do ensino fundamental contribuíram para as construções dos materiais,dentre eles, sabonetes aromáticos, velas e sachês aromáticos, além da horta de ervas. Posteriormente, foi realizado uma Feira de Ciências, no qual diversos temas foram apresentados, como: reação de saponificação, botânica, educação ambiental e empreendedorismo. Desse modo, os efeitos foram significativos, pois o aumento da interação dos estudantes com a disciplina e o contato deles com o laboratório foi importante para a aprendizagem, além de refletirem sobre a associação de interdisciplinaridade que existe com outras áreas. Além do mais, a realização do evento foi essencial para a formação dos bolsistas, pois ampliou o contato com os estudantes, resultando na produção de materiais pedagógicos de qualidade e um aumento significativo no ensino trabalhado. Logo, o evento proporcionou uma harmonia entre os estudantes e deixou evidente a dimensão da sustentabilidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, AULAS PRÁTICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID100_03092018143845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BARROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "barrosfernando013@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um espaço importante para o progresso do ensino de Ciências, principalmente na área de Biologia. Diante disso, ele é fundamental na formação dos estudantes, sobretudo, os das licenciaturas que participam com os avanços que o mesmo oferece para os estudantes em sala de aula por meio de atividades didáticas. Assim, devido à dificuldade existente de relacionar prática com teoria, este trabalho tem por objetivo evidenciar as contribuições do projeto através de atividades práticas realizadas no laboratório de ciências em uma Escola Estadual da rede de ensino do município de Maceió - Al. Nesse sentido,duas turmas do ensino fundamental contribuíram para as construções dos materiais,dentre eles, sabonetes aromáticos, velas e sachês aromáticos, além da horta de ervas. Posteriormente, foi realizado uma Feira de Ciências, no qual diversos temas foram apresentados, como: reação de saponificação, botânica, educação ambiental e empreendedorismo. Desse modo, os efeitos foram significativos, pois o aumento da interação dos estudantes com a disciplina e o contato deles com o laboratório foi importante para a aprendizagem, além de refletirem sobre a associação de interdisciplinaridade que existe com outras áreas. Além do mais, a realização do evento foi essencial para a formação dos bolsistas, pois ampliou o contato com os estudantes, resultando na produção de materiais pedagógicos de qualidade e um aumento significativo no ensino trabalhado. Logo, o evento proporcionou uma harmonia entre os estudantes e deixou evidente a dimensão da sustentabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.