Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VIA DE INSERÇÃO SOCIAL PARA OS IMIGRANTES HISPANO HABLANTE EM RORAIMA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, IMIGRANTES, INSERÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente vem se efetivando expressivo acréscimo populacional no Estado de Roraima. Mais especificamente, de estrangeiros venezuelanos buscando fixar residência em virtude da crise socioeconômica instaurada naquele país. Frente a essa realidade, observou-se que esses imigrantes vem com muita disposição para o trabalho contudo, ao chegar no Brasil, esbarram com a falta de domínio da Língua Portuguesa. Isto posto, o Instituto Federal de Roraima ofertou o Curso Básico de Língua Portuguesa para Estrangeiros, com o objetivo de promover a integração desse imigrante ao contexto sociolinguístico brasileiro. A proposta metodológica foi pautada no Enfoque Comunicativo, na Pesquisa Participante e na Abordagem Qualitativa. A ação se justificou pela necessidade de contribuir para que esses imigrantes estejam aptos para vivenciar situações comunicativas mais eficientes. O Projeto de Extensão “O ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros” teve sua execução desenvolvida em uma carga horária total de cem (100) horas aulas, com atividades realizadas a partir de unidades didáticas diversificadas. Frente a isto, considera-se que muitos foram os avanços apresentados e que estes se deram a partir do tipo de atividades propostas. Também observou-se avanços nas as tentativas de falas em português. Diante da situação inesperada no Estado de Roraima, o IFRR entendendo seu papel frente a sociedade se coloca enquanto mediador na busca de condições igualitárias de oportunidades educacionais e profissionais que podem minimizar a desigualdade social.

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