Diante da Sociedade da Informação, as novas tecnologias são apresentadas em diferentes contextos, e atreladas à educação têm proporcionado oportunidades de aprendizagem. Portanto, repensar a utilização de novos recursos na sala de aula requer uma atualização constante do professor, sendo a formação continuada uma forte aliada para repensar as mudanças. A proposta de pesquisa analisou o perfil dos professores que trabalham em escolas estaduais de Minas Gerais e suas necessidades de formação envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC por meio de um questionário online. Após análise do questionário, foi elaborado, aplicado e avaliado o curso Linux Educacional 5.0 com a participação dos professores de uma escola estadual. Mais da metade dos professores consideraram o curso ótimo (70%), alguns indicaram nunca terem participado de curso envolvendo o uso da TIC na escola (55%). O Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE Coronel Fabriciano enfrenta desafios para realização dos cursos de formação continuada para os professores, é necessário repensar sobre as atribuições dos técnicos do NTE Coronel Fabriciano e a ampliação das ações.